Rayssa Leal se encontrou, nesta sexta-feira (13), com crianças e educadores de três ONGs nordestinas apoiadas pela Nike. A skatista está no Brasil para a disputa da última etapa do SLS Super Crown World Championship, que acontecerá neste fim de semana (14 e 15 de dezembro), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
A iniciativa faz parte do programa “Skate Pela Mudança Social”, lançado pela Nike, em parceria com a Laureus Sports for Good e a Rede Esporte pela Mudança Social (Rems). O projeto tem como objetivo apoiar organizações sem fins lucrativos no Nordeste do Brasil, promovendo o skate como ferramenta de desenvolvimento humano, com foco no aumento da participação feminina.
Em 2024, três ONGs foram selecionadas para integrar o programa que oferece suporte organizacional, recursos financeiros e equipamentos esportivos: Associação Atletas Sal e Luz (Amontada (CE)), Associação Conexão Social (Lagoa Itaenga (PE)) e Instituto Esporte Mais (Fortaleza (CE)) .
Um grupo de meninas, que viajou para a capital paulista com a missão de representar suas organizações, teve a oportunidade de conhecer a atleta durante o treinamento para a competição do fim de semana. Durante o momento, as participantes puderam assistir a manobras ao vivo e bater um papo com Rayssa Leal.
“Foi muito legal poder conhecer os professores dos projetos e, principalmente, conversar com as meninas. Fico feliz de poder inspirá-las, de alguma forma, para que elas continuem andando de skate e sigam seus sonhos. É uma alegria poder fazer parte disso tudo e contribuir com as novas gerações de skatistas do Nordeste”, declarou a atleta, duas vezes medalhista olímpica, que é nascida em Imperatriz (MA).
Neste fim de semana, as meninas e os educadores das ONGs retornarão ao Ginásio Ibirapuera para acompanhar as competições. A agenda ainda incluiu momentos de interação com participantes da ONG Social Skate, de Poá (SP), e sessões de intercâmbio entre os educadores.
Rayssa também conversou com os educadores das organizações em sua visita na Social Skate na última quarta-feira (11). A skatista holandesa Keet Oldenbeuving e a jogadora de futebol Ary Borges também participaram da visita.
“O programa Skate Pela Mudança Social é uma transformação em ação. A nossa participação trouxe não apenas recursos e oportunidades, mas também esperança e inspiração para meninas que, muitas vezes, não se viam representadas no esporte e não tinham espaço para a prática”, comentou Jessyca Rodrigues, presidente e diretora-executiva do Instituto Esporte Mais.
“É emocionante ver como o skate pode abrir portas, construir confiança e fomentar equidade de gênero. Este encontro com a Rayssa foi um marco para reforçar que o esporte tem o poder de mudar vidas”, concluiu.