A Shimano América Latina, escritório de vendas regional da multinacional japonesa fabricante de componentes para bicicleta, passará por mudanças no seu quadro organizacional.
De acordo com comunicado divulgado pela empresa, as mudanças visam a “fortalecer sua presença e operações na região” e contribuir para o “desenvolvimento do mercado” e do “setor de duas rodas” na América Latina.
A partir da próxima quarta-feira (1º), o brasileiro Juliano Mol Xavier assumirá o cargo de diretor-geral para a América Latina, substituindo Jaime de La Rica, executivo espanhol que vinha ocupando essa posição desde 2021.
O novo diretor da Shimano na América Latina já havia atuado como diretor-executivo da Bule Cycle & Fishing, distribuidora exclusiva da Shimano no Brasil, desde a fundação da empresa, em 2016. Ele também ocupou esse posto na Shimano México até o fim de 2022, quando se mudou para o Japão, para um período de experiência na sede da empresa, em Sakai.
No comunicado, a Shimano informa que a nomeação do executivo tem o objetivo de “impulsionar o crescimento e a inovação na região, em conformidade com as diretrizes globais da marca para os próximos anos”.
Atual diretor da companhia para a América Latina, Jaime de la Rica seguirá para a Shimano Europa, com o cargo de diretor-geral regional sul.
“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a Juliano em sua nova função. Sua experiência e visão serão fundamentais para fortalecer nossa posição no mercado latino-americano e para continuar a oferecer valor excepcional aos nossos clientes”, afirma Jaime.
Fabio Takayanagi segue como presidente da Shimano na América Latina, além de assumir novas responsabilidades no Japão, como diretor-executivo, supervisionando a operação global de vendas de bicicletas, e como vice-presidente do departamento de gestão de negócios, responsável pelo planejamento corporativo global e de produção das fábricas.