Um estudo apontou que 48% da Geração Alpha, referente às pessoas nascidas após 2010, pratica algum esporte por livre e espontânea vontade. Uma pesquisa realizada pela consultoria de branding Grupo Alexandria indicou que os jovens apresentam interesse maior pela prática esportiva do que a população adulta.
Mesmo estando submersos em tecnologias desde o nascimento, os Alphas podem estar desenvolvendo uma mentalidade mais saudável em relação ao exercício físico. Mais de metade (78%) da geração pratica algum esporte, priorizando o aspecto lúdico e de bem-estar sobre os resultados. Futebol, natação e basquete são as modalidades mais recorrentes.
Entre os Alphas, 36% pratica esportes regularmente, enquanto 29% se considera entusiasta do universo esportivo e 23% acompanha este segmento com frequência pela televisão ou pelo celular.
A relação da Geração Alpha com a prática esportiva vai na contramão do observado pelas gerações anteriores. Segundo pesquisa “Gen Alpha Into Reality”, feita pela Asics, 77% dos adultos percebem os exercícios como uma tarefa árdua.
Ainda que apresentem uma visão distinta da prática esportiva, os adultos, porém, podem ter parte da responsabilidade em relação à frequência observada entre os mais jovens. Segundo estudo da Morning Consult, 73% dos pais com filhos na Geração Alpha disseram incentivá-los a praticar esportes.