A final da Libertadores 2024 será disputada neste sábado (30) e, pela quarta vez nos últimos cinco anos, dois clubes brasileiros estarão em campo. No Máquina Explica desta sexta-feira (29), Erich Beting detalhou os motivos que fazem com que as equipes do Brasil prevaleçam no continente.
O domínio é consequência da situação financeira dos clubes brasileiros, que estão muito à frente da maioria de seus rivais sul-americanos. Uma das vantagens do Brasil se dá pela possibilidade da criação de Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), que normalmente são acompanhadas por altos investimentos.
Não por acaso Atlético-MG e Botafogo, dois clubes que se tornaram Sociedades Anônimas nos últimos anos, estão na final nesta temporada.
As rendas com bilheteria, potencializadas pelas arenas deixadas pela Copa do Mundo de 2014, além dos direitos de transmissão e das premiações aumentam a disparidade entre os brasileiros e o restante da América do Sul.
Por último, o recente avanço do mercado de apostas esportivas no país teve como consequência o aumento dos valores pagos em patrocínios. Assim, os clubes brasileiros se tornam capazes de ter melhores jogadores para evoluir dentro de campo.
Quer saber os detalhes deste cenário? Erich Beting, fundador e CEO da Máquina do Esporte, explorou todos os fatores que motivam essa disparidade no Máquina Explica, disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube.