Manoela Penna será a nova diretora de comunicação e marketing do Comitê Olímpico do Brasil (COB) a partir de 2025. A executiva retornará ao comitê na mesma função que havia desempenhado anteriormente, entre 2018 e 2022. O retorno de Manoela Penna ao COB foi noticiado pela Veja e confirmado pela Máquina do Esporte.
A nova diretora substituirá Gustavo Herbetta, diretor de marketing, e Paulo Conde, diretor de comunicação, que anunciaram suas saídas do comitê nesta quinta-feira (21). Herbetta deixa o cargo imediatamente, enquanto Conde ainda ocupará a função até o final do ano. Ambos anunciaram retorno a São Paulo (SP), onde têm família.
A chegada da nova diretora atende uma das promessas de campanha de Marco Antonio La Porta, presidente eleito do COB, de que daria mais cargos diretivos a mulheres. O dirigente conta com Yane Marques, medalhista olímpica em Londres 2012 (bronze no pentatlo moderno), como vice-presidente.
Trajetória
Manoela Penna foi sócia-diretora da agência Media Guide, que fundou em 2002 ao lado de Diogo Mourão. Além disso, foi também responsável pela comunicação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), quando trabalhou ao lado de Paulo Wanderley Teixeira, atual presidente do COB, que será substituído por La Porta em janeiro.
Entre 2008 e 2010 atuou como diretora de mídia da Federação Internacional de Judô (FIJ). Foi sócia do Grupo InPress, integrante da Rede Omnicom no Brasil (2011 a 2018). Em edições de Jogos Olímpicos, atuou nas últimas seis (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024).
Nos últimos anos, esteve baseada em Paris, na França, onde fez parte de diversos projetos esportivos. Ela é colunista da Máquina do Esporte desde 2021.