O ano começou agitado no que se refere aos direitos de transmissão dos campeonatos de futebol no Brasil. Antes escanteados pelas redes nacionais de TV aberta e mesmo por canais por assinatura, os estaduais de fora do Eixo Rio-SP tornaram-se parte fundamental da estratégia de mercado de plataformas recém-lançadas ou em busca de consolidação.
O canal de pay-per-view Nosso Futebol foi anunciado em janeiro deste ano, com sua primeira postagem no Instagram feita no último dia 7, e já chegou abocanhando diversos campeonatos no país. Quando a plataforma anunciou seu cardápio, muita gente imaginou (e passou essa informação adiante, equivocadamente) que ele pertencesse ao mesmo grupo do DAZN.
Nosso Futebol não é do DAZN
Essa informação de que o canal pertenceria ao DAZN chegou a ser noticiada por diversos veículos no Brasil. Mas está errada. Na verdade, o Nosso Futebol é um canal independente e fechou uma parceria com as operadoras de TV por assinatura Claro, Sky e DGO, sendo voltado, como o próprio nome afirma, à transmissão de futebol.
O conteúdo que a plataforma trará inicialmente a seus assinantes tem de fato a ver com o DAZN, que sublicenciou para o Nosso Futebol a transmissão da Série C do Campeonato Brasileiro.
Serão dez jogos por rodada, mesma quantidade que o DAZN (detentor dos direitos de transmissão) pretende exibir para seus assinantes. A parceria está prevista para durar até 2025.
Por coincidência, assim como o DAZN, o Nosso Futebol também transmite os principais jogos dos estaduais de Alagoas, Ceará, Goiás e Pernambuco (com os times de maior torcida e também as partidas decisivas das competições).
Copa do Nordeste
Além dessa parceria com o DAZN na Série C, outra grande estrela da programação do Nosso Futebol, neste primeiro semestre, será a Copa do Nordeste, que terá início no próximo sábado (21). A plataforma de pay-per-view anunciou que exibirá todas as 72 partidas do campeonato regional, em canais exclusivos denominados Nosso Futebol Copa do Nordeste.
Neste caso, a negociação do Nosso Futebol foi feita diretamente com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Liga do Nordeste. O contrato de exibição da competição também ficará em vigor até 2025.
A equipe do canal para a transmissão da Copa do Nordeste contará com narradores como Luiz Alano, Leandro Mamute, Felipe Santos, Rodrigo Vianna, Diego Marques, Marcelo Barros e Gonçalo Luiz. Já os comentários e análises ficarão por conta de Felipe Rolim, Rafael Oliveira, Fernando Graziani, Matheus Raymundo, Cleber Grabauska, Amanda Viana, Felipe Tricate, André Garone e Charlene Araújo.
A Claro abriu os sinais dos canais Nosso Futebol 3 e 4 até 26 de janeiro, permitindo que seus assinantes assistam aos jogos dos quatro estaduais, sem custo adicional. As operadoras já oferecem a assinatura exclusiva dos canais Nosso Futebol Copa do Nordeste 1 e 2 por R$ 14,90 mensais.
Estratégia
A estratégia do Nosso Futebol para se firmar no mercado brasileiro assemelha-se à do DAZN, embora seu conteúdo seja inteiramente voltado ao futebol, enquanto a plataforma de streaming oferece também outros esportes. O canal de pay-per-view optou por competições menos badaladas e que estão fora da mira das TVs abertas e outros grupos já consolidados.
A exceção, no caso, é a Copa do Nordeste, que se popularizou nacionalmente como Lampions League graças às transmissões iniciadas em 2013 pelo antigo canal Esporte Interativo (hoje, TNT Sports Brasil). Neste ano, além do Nosso Futebol, a competição também será exibida pela ESPN no Star+ e ainda pelo SBT.
Apesar de serem torneios de duração mais curta, tanto a Copa do Nordeste quanto os quatro estaduais são essenciais para atrair o público para o Nosso Futebol, pois contam com as participações de diversos clubes que disputarão a Série C. Já a terceira divisão do Brasileiro, por ser mais longa (neste ano, irá de 23 de abril a 12 de novembro), tende a contribuir com a estratégia de fidelização de assinantes.