A Série A do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste fim de semana, com o Botafogo garantindo seu terceiro título na competição, após um jejum que já durava 29 anos.
Desde que os clubes passaram a se organizar em grupos que disputam a hegemonia na organização do futebol brasileiro, em 2022, esta é a primeira vez que um time da Liga Forte União (LFU, sucessora da Liga Forte Futebol) vence a competição.
Nos últimos dois anos, o campeonato foi vencido pelo Palmeiras, que integra a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e neste ano terminou como vice.
Quando o assunto é o total de representantes na Série A, a LFU continuará a levar vantagem sobre a Libra em 2025. Mesmo monopolizando o pelotão de rebaixamento em 2024 (com Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma e Athletico-PR), o Forte União contará com 11 clubes na primeira divisão no ano que vem.
Entre os times que subiram da Série B em 2024, três são da LFU: Mirassol, Sport e Ceará. Além desses três clubes e do Botafogo, o grupo terá os seguintes representantes na elite do Brasileirão: Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Juventude e Fluminense.
Com o acesso do Santos, a Libra passará a contar com nove equipes na Série A do Brasileirão. A lista ainda conta com Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória.
Por pouco, a Libra não terminou com um representante a menos na elite do futebol brasileiro no ano que vem. Na última rodada da Série A, tanto Atlético-MG quanto Red Bull Bragantino tinham chances reais de ficar com a última “vaga” dos rebaixados.
No fim das contas, porém, a equipe paulista se safou da degola, ao golear o já rebaixado Criciúma por 5 a 1. E o time mineiro também se salvou, ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0 e, de quebra, derrubar um membro da LFU.
Originalmente, Libra e LFU surgiram com o objetivo declarado de organizar os clubes visando à criação de uma liga unificada, responsável por organizar o Brasileirão.
Na prática, porém, os grupos têm focado sua atuação na negociação de direitos de transmissão. A Libra, por exemplo, fechou contrato de exclusividade com o Grupo Globo.
Já pelo lado da LFU essa negociação é feita pela LiveMode, que fechou contrato com a Record para a TV aberta e com o Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, isso sem contar a CazéTV, que transmitirá a competição via YouTube.
Vale lembrar que, nos dois casos, os acordos são válidos para os jogos em casa dos clubes de cada grupo, com base na Lei do Mandante.