Em 2024, o McDonald’s se tornou patrocinador regional da Fórmula 1 para o mercado da América Latina e, com isso, garantiu o direito de vincular sua marca à principal categoria do automobilismo mundial. Além de campanhas no digital voltadas para a região, a rede também pôde aproveitar os dois Grandes Prêmios que aconteceram em solo latino-americano para ativações neste ano.
O primeiro deles aconteceu na Cidade do México, entre os dias 25 e 27 de outubro, e o segundo, em São Paulo (SP), logo na semana seguinte, no Autódromo de Interlagos, entre 1º e 3 de novembro.
“É um patrocínio que nos dá diversas propriedades, direitos e benefícios no território latino-americano. Isso inclui questões de exposição de marca, que é um ponto importante dentro do pacote oferecido, mas também a possibilidade de ativar essa marca de várias outras maneiras”, destacou David Grinberg, vice-presidente de comunicação da Arcos Dorados, responsável pela gestão da marca McDonald’s na América Latina e no Caribe, em entrevista ao Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte.
Mais especificamente no circuito brasileiro, o McDonald’s apostou, principalmente, em endomarketing, ou seja, ativações para funcionários e franqueados da companhia, e em ações no Méqui 1000, restaurante-conceito da rede localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Além disso, a marca também promoveu campanhas com influenciadores nas redes sociais e uma peça publicitária veiculada no digital e nos intervalos comerciais da TV.
“A gente está fazendo uma ativação externa e interna, privilegiando muita mais a questão interna. A gente usou muito esse ano como ferramenta de vendas. Nós fizemos campanhas internas de incentivo de vendas em segmentos estratégicos em que a premiação era ter uma experiência em um Grande Prêmio de Fórmula 1”, disse David Grinberg, em sua participação no Maquinistas.
O projeto ainda desenvolveu outros quatro filmes que foram exibidos exclusivamente em 18 países da região, como México, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Chile e Argentina, entre outros. Já no território nacional, a campanha contou com a colaboração de influenciadores como Gabriela Rippi, Julia Rodrigues, Thiago Mansur, Gabriel Rocha, Carol Polita, Cassio Cortes e a dupla Guilherme e Otavio, do perfil Vai com Guio. Todos promoveram uma cobertura exclusiva direto do espaço do McDonald’s dentro de Interlagos.
Méqui 1000
O Méqui 1000, que representa a milésima unidade do McDonald’s no país, ganhou elementos que remetiam aos autódromos, como bandeiras, pista de corrida, backdrop com taça e capacete, pódio e até um carro, o mesmo utilizado na produção dos vídeos da campanha publicitária. Na área interna, as paredes foram adesivadas para trazer a cara da Fórmula 1 para dentro do ambiente, totalmente pensado para que os fãs pudessem fazer todo tipo de registro, inclusive com colaboradores vestindo uniformes especiais.
O Drive-Thru, por sua vez, simulou a partida das provas de automobilismo, transformando em pilotos os clientes que optaram por aproveitar a facilidade de fazer o pedido sem sair do carro. Todo o percurso do Drive trouxe pinturas com as curvas das pistas, grid de largada e até detalhes dos pit stops.
McDonald’s em Interlagos
A marca também preparou uma série de ativações para o fim de semana da prova no Autódromo de Interlagos, incluindo um estande interativo, área de descanso e distribuição de brindes personalizados.
Entre os destaques, o exclusivo Paddock do Méqui ofereceu uma experiência com ambiente climatizado e focado no conforto, com o intuito de que fosse o lugar ideal para fazer um “pit stop” entre as diversas atrações que passaram pelo autódromo nos três dias de evento.
O acesso foi reservado para quem fazia parte do Meu Méqui, programa de fidelidade da marca. Além disso, os visitantes puderam sentir a adrenalina de um piloto de F1, participando de uma corrida em um simulador.